8 de outubro de 2019 hugny

As principais diferenças entre o vidro comum, temperado e laminado

Existem, principalmente, três tipos de vidro utilizados em projetos, sendo eles: o vidro comum, temperado e laminado. A diferenciação entre eles acontece principalmente na segurança, causado pelo seu processo de produção.

A importância de entender as diferenças entre as três opções, é de compreender qual a melhor para seu projeto, atendendo os requisitos de segurança, necessidades e compatibilidade.

Na produção do vidro comum, é feita uma mistura composta de materiais diversos, entre eles, areia, potássio e cálcio. É a opção mais barata, porém a menos segura. É menos resistente que as demais opções, também não é recomendado porque quando o material quebra, os estilhaços são espalhados, dividindo-se em pedaços pontiagudos e cortantes. Quando aplicado, por exemplo, em um box de vidro, a peça pode facilmente se quebrar e provocar acidentes.

Já o vidro temperado, segue o mesmo material de fabricação, porém, com um procedimento diferente que o torna muito mais seguro. O método que o difere é o tratamento termoquímico, em que o vidro é colocado em um forno a 650° e logo em seguida colocado em um processo de resfriamento. O choque térmico na placa provoca o fortalecimento da estrutura, tornando o vidro cinco vezes mais resistente que o comum. Caso ele quebre, ele se concentrará em pequenos estilhaços quase inofensivos.

O Vidro laminado comum não é mais resistente que o temperado, porém ele retém melhor os cacos de vidro. Seu modelo de produção é de um vidro comum (ou temperado, chamado de Laminado temperado) intercalado com uma película de polivinil butiral, que depois são prensadas ao vidro, deixando as lâminas presas, em um formato intercalado.

Como dito anteriormente, a escolha do vidro deve ser feita conforme a necessidade de segurança ou projeto específico. A própria ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu usos padrões para determinados projetos, através da norma NBR 7199.

Confira alguns exemplos:

– Temperado: Boxes de banheiro, fogões, portas, janelas e divisórias

– Laminado: Pisos, degraus, coberturas e guarda copos

Além do uso correto do vidro, você pode aumentar a resistência e proteção com a aplicação da película 3M, a qual a Clarium Vidros é uma revendedora e aplicadora autorizada, conheça o que você precisa saber sobre as películas de vidro.

Sabendo de todas as particularidades dos vidros comuns, temperados e laminados, é importante aplicar aquele que melhor se adequa a sua necessidade. Contratar uma empresa experiente ajudará que todo o processo ocorra com eficiência e segurança.

Entre em contato com um dos profissionais da Clarium para tirar suas dúvidas e solicitar um orçamento.

Tel: (11) 2584-6918 | E-mail: clarium@clariumvidros.com.br

jQuery('.ut-mm-trigger').attr({style:"display:block!important"}); jQuery('.ut-mobile-nav').addClass('menu-mob-hide'); jQuery('.ut-mm-button').on('click',function(){ var cont = jQuery('#ut-mobile-nav'); if(cont.hasClass('menu-mob-hide')){ cont.removeClass('menu-mob-hide'); cont.addClass('menu-mob-show'); }else{ cont.removeClass('menu-mob-show'); cont.addClass('menu-mob-hide'); } });